Não conseguiu tirar nota boa no ENEM? Saiba como continuar os estudos

Anualmente ocorre a prova do ENEM, porém, infelizmente não existem vagas para todos os estudantes inscritos no exame para todas as Universidades públicas do país. Com isso, anualmente milhares de jovens acabam por não conseguir conquistar a tão sonhada vaga no curso que deseja em uma Universidade pública. Porém, ainda existem formas de continuar os estudos após isso.

Não consegui tirar nota boa no ENEM e agora?

Mesmo que uma pessoa tenha realizado a prova do ENEM e não tenha conseguido uma boa nota para concorrer a o curso que desejava, ainda assim, existem outras opções que ela poderá tomar.

Ou seja, não é porque você se saiu mal no ENEM que suas chances de um futuro acadêmico estão arruinadas. Basta tentar outras opções mais viáveis para você no momento.

A opção mais recomendada, é claro que é continuar a estudar e tentar novamente no ano que vem. Desse modo, você terá mais experiência no ENEM. Além é claro de poder passar mais um ano se preparando para conseguir desta vez uma boa nota no exame.

Como continuar a estudar sem ser pelo ENEM

O que poucas pessoas levam como opção, é que não existe apenas o ENEM como opção viável de estudo. Existem outros métodos que o estudante poderá se utilizar para poder conquistar uma vaga em uma instituição de ensino e assim, dar início a sua vida acadêmica profissional.

No Brasil existem diversos programas e instituições de ensino que são tão competentes quantos as Universidades públicas, elas são as escolas técnicas.

Um pouco diferente das Universidades, as escolas técnicas ensinam cursos de nível mais abaixo, porém, tão essenciais quanto os de nível superior.

No país as principais instituições que ensinar cursos técnicos são as ligadas ao Governo. Ou seja, o governo possui diversas parcerias com vários centros de estudos em todos os estados brasileiros.

Desse modo, milhares de estudantes podem anualmente se matricularem em centros de ensino técnico totalmente de graça devido a programas como as vagas para o Pronatec.

Além deste programa, existem outros como:

  • SISUTEC;
  • SENAI;
  • SENAC PSG;
  • SENAT
  • SENAR;
  • SESI;
  • PROUNI;
  • Educa Mais Brasil;
  • Quero Bolsa;
  • FIES;
  • Dentre outros.

Todos esse programas possuem vagas abertas durante os primeiros meses do ano e no mês de julho/agosto para novos semestres, como por exemplo, as inscrições Pronatec.

Todos esses programas auxiliam os estudantes a conseguirem bolsas de estudos ou financiamento para poderem dar início a vida acadêmica de graça ou com descontos significativos nas mensalidades. Tudo isso, mesmo que o estudante não tenha conseguido uma boa nota do ENEM.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *